ATES


O Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) foi criado em 2003 com o objetivo de assessorar técnica, social e ambientalmente as famílias assentadas nos Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo INCRA.
A ideia é tornar os PAs em unidades de produção estruturadas, com segurança alimentar garantida, inseridos na dinâmica do desenvolvimento municipal, regional e territorial, de forma ambientalmente sustentável. Uma das premissas do Programa é aliar o saber tradicional dos assentados aos conhecimentos científicos dos técnicos.
A ATES é executada em parceria com instituições públicas, privadas, entidades de representação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e organizações não governamentais ligadas à Reforma Agrária.
O programa atua com equipes técnicas constituídas por profissionais das ciências agrárias, sociais, ambientais e econômicas. Estas equipes trabalham nos assentamentos executando atividades como: elaboração de Planos de Desenvolvimento ou Recuperação de Projetos de Assentamento; acompanhamento e orientação técnica para as atividades produtivas e econômicas dos assentamentos; capacitação para assentados em diversos temas relacionados ao desenvolvimento rural; estímulo à organização social apoiando o fortalecimento e qualificação das associações e outras formas organizativas dos assentados; promoção de ações afirmativas visando à equidade de gênero, geração, raça e etnia nos projetos de assentamento.
Por seus princípios, objetivos e metodologia, o Programa de ATES é caracterizado atualmente como uma política pública de fundamental importância para o desenvolvimento dos Projetos de Assentamento, colaborando com a transformação da realidade das famílias assentadas e fortalecendo o elo entre os assentados e o meio onde estão inseridos.

A COONAP Desempenha atividades de Assessoria Técnica, Social e Ambiental - ATES para as 1207 famílias assentadas da Reforma Agrária,  no Lote 05, referente a região da Borborema/ Curimataú/ Cariri Oriental e Ocidental. Onde nestas regiões estão inseridos os seguintes Assentamentos:




PA
MUNICÍPIO
Belo Monte
Cubati
Cachoeira Grande
Aroeiras
Cajá de Matinhas
Matinhas
Chã do Bálsamo
Matinhas
Novo Campo
Barra de São Miguel
Cicero Romana I
Areial
Cicero Romana II
Areial
Cicero Romana
Areial
Cicero Romana Lages
Areial
Emanuel Joaquim
Areia
Esperança
Areia
José Antônio Eufrouzino
Campina Grande
Santa Cruz
Campina Grande
Venâncio Tomé de Araújo
Campina Grande
Pequeno Richard
Campina Grande
Primeiro de Maio
Pocinhos
Vitória
Campina Grande
Socorro
Areia
Dorcelina Folador
Cubati
Antônio Paulo
Boa Vista
José Jovem
Boa Vista
Bom Jesus I
Barra de São Miguel
São Domingos I
Cubati
União
Areia
Gravatá
Pocinhos
Imbiras
Massaranduba
Olho D’água
Seridó
Trincheiras de Carnoió
Riacho de Santo Antônio
Serra do Monte
Cabaceiras
Asa Branca
Coxixola
Pinheiros
Coxixola
Boa Vista I
Coxixola

Postagens populares